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O universo da alimentação é objeto principal de histórias desde que o mundo é mundo. Contamos histórias sobre comida, com comida e através da comida. Boas histórias podem facilitar a compreensão de ideias complexas e ajudar as pessoas a se relacionarem com novos conceitos. As marcas têm, cada vez mais, utilizado como estratégia o compartilhamento de histórias sobre seus produtos, sua trajetória, como seu negócio funciona, porque ele existe e etc. Tudo isso pode ser resumido no conceito de storytelling. Essa estratégia

Hoje, nossa única certeza é a mudança. Cada vez mais ela acontece mais rápido e nas mais diferentes áreas. No setor de alimentação não é diferente. As mudanças trazem diversas oportunidades e possibilidades, principalmente para inovações. Muitas das mudanças podem ser percebidas e até parcialmente previstas por estudiosos do futurismo, que elaboram diversos relatórios com o intuito de fornecer essas percepções de movimentos globais e regionais e as tendências que se desenrolam a partir disso. No contexto de Alimentos e Bebidas, um

Vocês sabem o que é associado a expressão "paladar de nicho", são aquelas velhas conhecidas "restrições alimentares". É tudo aquilo que limita a alimentação por algum motivo, podendo ser devido a reações do organismo (como alergias e intolerâncias alimentares) ou por escolhas pessoais, políticas e religiosas (como o veganismo).  Mas o que eu, empreendedor da alimentação, tenho a ver com isso? A partir do momento que lidamos com comidas, bebidas e pessoas estamos profundamente ligados com isso, mas não é sobre

Vivemos nos últimos anos, com um crescimento ainda maior com a pandemia, o boom do e-commerce no setor de alimentos e bebidas. Esse comércio eletrônico, ou seja, toda compra e venda feita por meio da internet, já se popularizou e alcançou até quem era mais resistente. Falamos muito aqui no Enfoodere-se sobre a importância de se conquistar e de ser food(a) esse espaço digital. Junto a isso, o que temos visto cada vez mais em outros setores e agora mais presente

Quem nunca passou horas rolando o feed do Instagram babando em fotos de comida? Ou melhor, quem sempre escolhe a comida e a bebida que vai comprar ou bar e o restaurante que vai fazer uma refeição olhando as fotos do perfil da marca? Quem nunca decidiu comprar uma comida por uma imagem? O apelo visual da comida é realmente inegável. Já sabemos que fotografias de produtos atraentes são essenciais para os consumidores e que, sem dúvida, as fotos transmitem mensagem

Não nos cansamos de falar por aqui desse Foodturo Digital. Inclusive esse é o nome da nossa mentoria online que já está em sua quarta edição. Nesse mundo onde todo mundo está se digitalizando e o cliente se relaciona primeiro com a nossa marca digital, como sabemos que estamos indo pelo caminho certo? Atire a primeira pedra quem nunca ouviu falar de engajamento no mundo das redes sociais. Mas afinal, o que é isso? Imagem: Moography O engajamento é cada vez mais

Entender o comportamento do consumidor e como ele faz suas decisões de compra é extremamente importante para as marcas construírem boas estratégias. Conseguimos ver que, com tantas opções e tantas informações, os consumidores estão cada vez mais cuidadosos com suas escolhas de compra. Grandes motivadores atuais são a sustentabilidade e a conveniência.  Ué? Você pode ter se sentido assim também lendo isso e pensando “Quando eu penso em conveniência, me vem na cabeça o delivery, os excessos de embalagens, os descartáveis de

Não é nenhum segredo que a indústria gastronômica teve que se reinventar de muitas formas nos últimos tempos. Os restaurantes e estabelecimentos alimentícios tiveram que tomar diferentes decisões de negócios para continuar operando. Algumas dessas mudanças estão se tornando tendências (como vimos no texto “o #FicaEmCasa veio para ficar”). Na sua essência, o design e a arquitetura dos espaços gastronômicos é super relacionado a criação e promoção de uma experiência completa ao consumidor. Porém, o que significa ter uma experiência gastronômica

Quantas vezes já não vimos o cenários dos negócios dominados pela rivalidade? Vencer a todo custo e esmagar a concorrência? Será que isso ainda faz sentido hoje entre os empreendedores do setor de alimentação? Em momentos de crise, como vivemos hoje, a união prevalece. O que acelerou uma tendência que já estava por aí: colaboração!    Foto: Colaboração entre as marcas Pringles e Wendy's. Adoramos a ilustração como um casamento! A colaboração entre marcas pode surgir de diferentes maneiras, como a criação de um

Nunca ficamos tanto em casa como no último ano, o isolamento social trouxe mudanças significativas nos hábitos de consumo dos brasileiros. Afinal,  a nossa casa virou um novo centro de convivência, virou espaço de trabalho, de estudos e de lazer. No setor de alimentação, vimos o delivery passando de um serviço esporádico para um serviço essencial e não podemos negar que surgiram novas ocasiões de consumo em casa. E o que isso quer dizer? vamos?  Quem tem mostrado que entendeu isso muito