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Fome de detalhes

Inspiração e criatividade.

Curadoria para inspirar novas ideias em seu negócio gastronômico.

Food-se: fome de detalhes

  Food-se: Marcas Gastronômicas

                                                                    #fomededetalhes

Você é Chef? tem um restaurante? ou está pensando em abrir o seu? Ah é amante da boa gastronomia? ou só curioso do universo gastronômico… seja qual for, se você é food, então esse é o seu canal. Por aqui eu vou te contar tudo que acontece no cenário das marcas gastronômicas, além disso vou trazer muito conteúdo dedicado ao estratégico, o que fazemos e o que é feito lá fora.

Um tour pelo nosso canal…

Baba Baby – o que de melhor acontece no cenário da gastronomia.
Sabor pelo Mundo – dicas de restaurantes irreverentes ao redor do mundo.
2 Cafés – entrevistas exclusivas com grandes nomes do empreendedorismo gastronômico.

Bon appétit! 
Vanessa  e time Food-se

Marca Oreo lança churros

A marca Oreo vai levar para os mercados o churros de Oreo! Também serão lançados o Oreo de coco queimado e com recheio de brownie seguindo a estratégia portfólio de sabores como cerveja, banana split, veludo vermelho e muitos outros. As edições especiais da marca são comuns nos EUA.
A J&J Snack Foods, responsável pela marca Oreo, vai lançar nos EUA uma nova sobremesa: churros de bolacha Oreo.
Em novembro de 2014, já havia uma versão dos churros da Oreo. Só que eram apenas “massa”. Junto com eles, era preciso comprar o pote individual de creme.
Dessa vez, os churros já serão recheados com creme e ainda terão um açúcar para passa por cima depois de assados.
A empresa lançou duas versões. Uma menor, no estilo “petisco”, e outra com 25 centímetros. Ambas recheadas com creme Oreo.
Por enquanto, só é possível encontrá-lo nos EUA. Ainda não se sabe quando a novidade chegará por aqui.
Disposta a dominar o segmentos de sobremesas, a Oreo também lançou uma bolo de sorvete e novos sabores para os biscoitos: coco queimado e chocolate brownie.
http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/marca-lanca-o-oreo-churros

Vida de cão no T.T. não

A marca Reserva TT Burger é adepta ao conceito “petfriendly”, o comedouro é batizado de “Vida de cão no TT não” o deck permite que a cachorrada entre junto com seus donos e em breve terão muitas outras novidades.
Atenção porque esse vídeo tem cenas explicitas de fofura.

Dá só uma olhada na clientela canina:
 

Como crescer 28% enquanto o concorrente cai 2%

Imagine um fast food que:

– Não é rápido: a espera é de pelo menos 15 minutos;
– Não é barato: custa 15% mais que a concorrência;
– Não tem variedade: o menu traz apenas 5 itens;
– Não faz ofertas nem anuncia na TV;
– Não tem sobremesa ou mesmo cafezinho.

Ninguém apostaria no sucesso de um lugar assim. Mas a rede de comida mexicana Chipotle confiou no próprio taco. E se deu bem: é o maior fenômeno atual da indústria de restaurantes dos Estados Unidos.

A explicação se resume a uma palavra: Millennials.

Nascidos a partir de 1980, eles são comprovadamente mais conscientes, preocupados com o meio ambiente, questões sociais e, principalmente, com o que estão ingerindo.

Nenhuma marca soube entender – e atender – melhor este público do que o Chipotle. Cada “não”acima é baseado em uma inquietação da nova geração:

Não é rápido: os ingredientes são frescos e preparados na hora. Todas as 1783 lojas não possuem freezer ou microondas.

Não é barato: a carne vem de produtores que criam os animais de forma natural, sem antibióticos ou hormônios de crescimento.

Não tem variedade: os itens são adquiridos localmente, de fazendas que não usam agrotóxico ou agridem o meio ambiente.

Não tem sobremesa e café: a rede prefere se concentrar em poucos produtos e entregá-los com muita qualidade.

Pesquisas mostram que os Millennials são ambiciosos, querem lançar movimentos, influenciar pessoas e mudar culturas. Se uma marca conseguir mobilizá-los, é certeza de propaganda garantida e gratuita.

Chipotle tem uma legião de seguidores, digitais e reais, que cuidam de repercutir suas ações e fortalecer sua imagem. Quer um exemplo? Em janeiro, a empresa comunicou que 30% de suas lojas não mais ofereceria Tortilla de porco. Porque flagraram um fornecedor maltratando os bichos, e romperam imediatamente o contrato.

O que normalmente geraria reclamações – a falta de um produto – gerou milhões em mídia espontânea. Uma avalanche de manifestações de apoio e admiração invadiu as redes sociais.


Graças a essa forma inovadora de atuar, Chipotle cresceu 28% em 2013 e 2014, num segmento que enfrenta crescente rejeição. O McDonald’s, por exemplo, no mesmo período encolheu 2%.

Chipotle é um claro exemplo de oportunidade disfarçada nas mudanças.

E por falar em mudança, sabe qual a principal diferença entre o marketing do Século XX e do XXI? Antes, bastava oferecer sabor, porções generosas e publicidade poderosa. Atualmente, tão importante quanto o que você faz, é o que deixa de fazer. Isso demonstra sua filosofia, princípios e valores. O prato preferido dos novos consumidores.

Curiosidade: Apesar de não anunciar ofertas na TV, esporadicamente Chipotle produz comerciais. O primeiro deles, de 2012, traz o conceito da marca numa animação primorosa. Conquistou apenas o prêmio máximo da propaganda mundial: Grand Prix do Festival de Cannes. Deguste com um burrito.


Fontes:
Revista Exame: 22 de julho de 2015 – “O anti-McDonald’s”
The Washington Post: http://www.washingtonpost.com/news/wonkblog/wp/2015/02/02/the-chipotle-effect-why-america-is-obsessed-with-fast-casual-food/
The Wall Street Journal: http://www.wsj.com/articles/mcdonalds-faces-millennial-challenge-1408928743
Carlos Domingos, publicitário, escritor e palestrante.