ASMR: Esse papo chegou na cozinha!

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ASMR: Esse papo chegou na cozinha!

De inicio você se pergunta “Que p**** é essa?”, a sigla não ajuda muito: ASMR significa Autonomous Sensory Meridian Response, ou em bom português, Resposta Sensorial Meridiana Autônoma.

A ASMR é descrita como uma espécie de cócega no cérebro; uma sensação de formigamento que corre do topo da cabeça para os ombros. É ao mesmo tempo eufórica e relaxante, e até mais ou menos 2010 costumava ser explicada como uma espécie de orgasmo na nuca – mas essa definição, pelo teor sexual, passou a ser rejeitada pelos fãs. Hoje, há quem “venda” esses vídeos como uma ótima cura para insônia.

No Instagram, há mais de 7 milhões de posts de ASMR. O sucesso foi tanto no ultimo ano que a rede social considerou o formato como tendência em sua Retrospectiva 2018. Já no YouTube, ao digitar o termo na barra de pesquisa, são milhares de filmes com diferentes estímulos audiovisuais que têm como objetivo gerar uma sensação relaxante nos ouvintes.

Inicialmente os vídeos apareciam como forma de relaxamento. Mas como não existe limites para um asiático os vídeos chegaram na cozinha e agora é possível ver alguém se deliciando com um belo hambúrguer ou comendo alguma coisa beem crocante, que só de falar deixa a gente de água na boca.

Um exemplo muito bom de ASMR Foodie, vamos apelidar assim, são o chiar das bolhas do  refrigerante sendo despejado num copo cheio de gelo ou uma boa mordida em uma crosta crocante da nossa querida coxinha!

 

Usando a tendência ao seu favor!

Vídeos que apresentam uma gama de possibilidade, com um narrador que descreve gentilmente o mérito de cada produto. Algumas marcas atentas ao crescimento do seguimento passam a usar como forma de mídia.

“Como esse conteúdo era um mercado inexplorado para marcas, não sabíamos o que esperar “, diz Kerri Homsher, especialista em mídia da Ikea nos EUA para a BBC. “Mas queríamos garantir que estávamos abordando nossos vídeos da maneira mais autêntica possível para atrair a comunidade da ASMR”.

De acordo com Homsher, a estratégia compensou, e a Ikea teve aumento de 4,5% em vendas em lojas físicas, e 5,1% na online, durante a campanha.

Outras marcas também estão ligadas. Muitas elas do nosso seguimento como por exemplo; Dove Chocolate, KFC e a cervejaria suíça Norrland Guld Ljus estão entre as empresas que têm alavancado a experiência sensorial de ASMR.

Se liga nessa arma poderosa;

Quer um conselho? Use com moderação!

Referencia: BBC

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