Merendeira diminui o desperdício com criatividade

Em média um terço dos alimentos que são produzidos no mundo são desperdiçados. E aqui no Brasil, a coisa não muda muito não.

Esse cenário é complicado mas pequenas ações podem ter um ótimo impacto no ambiente à nossa volta, aquela historia de gentileza gera gentileza, então boas ações podem inspirar muita gente. E a nossa inspiração de hoje é da merendeira Luciana Aparecida Pinheiro, que trabalha em uma escola primária em São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais.

Durante as preparações, as cozinheiras separam aquelas partes de alimentos que seriam descartadas, como folhas, cascas e talos de vegetais. Estes “restos” viram caldos que servem de base para criação de outros pratos, por exemplo.

Para criar as receitas, Luciana trabalha em conjunto com a nutricionista da escola e toda a comunidade escolar. Uma de suas ideias foi a elaboração de um prato à base de arroz com frango e partes de vegetais que normalmente iriam parar no lixo, como folhas de beterraba e casca de abóbora. A receita foi aprovada por 91% dos estudantes.

A inovação rendeu a Luciana um prêmio na segunda edição do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, que escolheu os pratos mais saborosos, criativos e nutritivos de cada região brasileira.

A competição foi realizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com o Centro de Excelência contra a Fome do World Food Programme (WFP); com a Organização de Comida e Agricultura das Nações Unidas (FAO); e com parceiros locais. Como parte da premiação, a merendeira conquistou um prêmio em dinheiro e ainda ganhou uma viagem a Brasília para aprender novas técnicas de culinária.

A gente realmente não tem como mudar o mundo sozinho, mas podemos fazer nossa parte pra viver em lugar melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: