Feira troca lixo reciclável por comida saudável

Tem ação que de tão boa todo mundo sai ganhando, até quem não tá envolvido diretamente.

É o caso do programa Câmbio Verde, da Prefeitura de Curitiba, que troca lixo reciclável por frutas e verduras. Para estimular a coleta seletiva do lixo e contribuir com uma alimentação mais saudável para a população.

Caminhões rodam 101 pontos de apoio para realizar as trocas, e a cada 4 kg de lixo reciclável recolhidos, 1 kg de alimento é entregue. O óleo de cozinha, vegetal ou animal, também faz parte do programa: 2 litros valem 1 quilo de comida.

O objetivo do programa é atender a população de baixa renda, incentivando a separação dos resíduos e contribuindo na busca por mais saúde. Além disso, os pequenos produtores de hortifrútis da região também são beneficiados pela compra dos produtos por parte da prefeitura.

O material reciclável recolhido é encaminhado à Usina de Valorização de Rejeitos, onde é separado por tipo e vendido para indústrias que o transforma em matéria-prima e novos produtos.

De acordo com a administração da capital paranaense, aproximadamente 7 mil pessoas são atendidas pelo Câmbio Verde por mês. Em média, são coletadas cerca de 350 toneladas de lixo, trocadas por quase 100 toneladas de alimentos.

E você ta fazendo o que pra matar a fome de boas novas?

Referencia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: