Fome de Tendências

Ano novo vida nova! Quem não começa o ano cheio de apetite para mudar os hábitos? Chegou a hora de fazer aquele arroz com feijão, elaborar projetos e traçar estratégias! E claro, ficar de olho nas tendências de consumo para não faltar tempero. Vem!

A tendência representa um movimento de pessoas que seguem o mesmo caminho na maneira de pensar ou agir. Pelo fato da tecnologia oferecer mais acesso a informação a predisposição dos consumidores é mais democrática. Atender as expectativas dos clientes se torna cada vez mais trabalhoso,  uma vez que novidades, informações e inovações são constantes. Há 10 anos atras por exemplo, a grande maioria das pessoas não se imaginava tendo seu próprio negocio, porém a economia e o desemprego chegaram a um ponto onde favoreceu o surgimento de cidadãos empreendedores, donos do próprio negocio. Esse movimento de pessoas  sem experiencia, cheia de vontade e com muito amor pelo alimento, transformou um simples brownie em Brownie do Luiz, por exemplo.

Para essa vida nova começar de verdade e o planejamento entrar no papel é preciso estar alinhado com as mudanças no consumo e no comportamento do consumidor. Dessa forma a empresa consegue  perceber e se adaptar às transformações tecnológicas e sociais percebidas pelo cliente. A pesquisadora de TrendWatching, Luciana Stein trouxe a tona algumas tendencias de consumo food(a) para todo mundo botar a mão na massa quando o assunto é planejamento!

Chegada do a-commerce

Depois do e-commerce (comercio eletrônico, virtual) m-commerce (comércio eletrônico ou venda online realizada a partir de um dispositivo móvel, como smartphones), chega, agora, o a-commerce (comércio automatizado). Sim! Toda aquela história de filme já está virando realidade! Como você pode ver aqui esse ano acontece o lançamento de um rôbo Chef de Cozinha, que elabora e prepara a receita e se você ficar com preguiça, relaxa, que ele mesmo lava sua louça! Mas não precisamos ir tão profundo para ver que esse movimento já está em alta. No final do ano passado, na China, foi lança da a panela Healsio Hot Cook, panela automática que possui um menu de 130 receitas para cozimento automático e mais 120 disponíveis para download. Basta colocar os ingredientes na quantidade indicada por ela e em minutos o prato fica pronto. De cozidos diversos, a curry, ensopados, sopas e até pasta  com molho, para cozinhar com ela não há necessidade de usar água. Dessa forma, os nutrientes dos alimentos são conservados, tornando o prato mais saudável. Conectada à internet sem fio, a inteligência artificial (AI) propõe menus de acordo com as preferências do usuário. Ao informar seus destinos favoritos e música, por exemplo, a AI analisa suas preferências e sugere os pratos. Basta dizer “hoje quero comer frango”, por exemplo e aparecerá uma sugestão de cardápio. O usuário escolhe, corta e separa os ingrediente, coloca-os dentro e pode até fazer um passeio. Na volta, basta se servir.

 

 

Rompimento de antigos padrões

Ultimamente a conduta do consumidor está mais suscetível a diversidade, diferentes estilos de vida surgiram e foram aceitas pelas sociedade. Entre eles, a vida saudável, aceitação do público LGBT e empreendedorismo, por exemplo.  Esses sinais evidenciam o fato do mundo ser dividido entre consumidores com estilos de vida mais complexos, diferentes e difíceis de enquadrar em uma categoria. Por isso em 2018, as pessoas esperam que as marcas ajudem a escrever uma história de vida decidida por eles próprios, não uma narrativa pré-determinada. Durante muito tempo fomos acostumados a beber em copos descartáveis de plástico e como você pode ver aqui, hoje já existem consumidores que só aceitam usar copos biodegradáveis como o de mandioca. A Coca cola por exemplo é uma marca expert no assunto e já vem incluindo as diferenças em suas campanhas. Ano passado causou burburinho em enviar para seus funcionários, no dia do orgulho LGBT, Cocas com os dizeres: Essa Coca é Fanta, fazendo uma alusão ao ditado popular que na boca do povo significa: Essa pessoa é gay. A campanha atual da marca também está em linha com esse movimento, onde reuni 9 artistas de tribos diferentes e entre eles a Pablo Vittar que é travesti.

Revolução da transparência

A verdade está cada vez mais presente no dia a dia de todos e a internet serve de lupa para o consumidor, é cada vez mais difícil esconder alguma coisa. Estamos em uma era onde não há espaço para comportamentos ruins, sem alma. A velocidade que a informação se propaga e sua acessibilidade dão mais peso a denuncia que são cruciais para esse movimento. Não se esqueça é possível ver os valores, os processos, as pessoas que fazem parte do seu negócio! Isso faz com que a cultura interna se transforme em parte oficial da marca.  A marca de vodka Absolut valoriza tanto a transparência, que promoveu um video institucional com seus funcionários e mostrou na pele o porque é tão importante fazer parte dessa revolução!

Aposto que você já desconfiava em alguma dessas tendencias de consumo, afinal essas já vinham emergindo ao decorrer dos anos, mas o importante aqui é: Vá contra o senso comum, inove!

Foto da capa: Paul Fuentes 

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