YES FUTURE: Compras ao estilo lixo zero

As pessoas andam cada vez mais preocupadas com a produção e o descarte do lixo, e essa preocupação traz as lojas a granel de volta. Um estilo de compra cheios de benefícios.

O Yes Future Positive Supermarket é um mercado no estilo a granel, que fica lá em Barcelona,  esse é mais uma opção de compra sustentável para moradores locais ou visitantes. Quem já é adepto do movimento lixo zero fica super feliz e quem nunca pensou sobre o assunto pode começar a refletir a respeito e mudar seus hábitos. A melhor parte de ver que esse tipo de loja está se disseminando é saber que de certa forma é uma influência sem volta.

No Yes Future, a mensagem contra o uso de plásticos é forte. O mercado incentiva que os consumidores levem seus próprios recipientes para fazerem suas compras, iniciativa que nos ajuda a repensar o jeito de consumir e como nos responsabilizamos pelo lixo que produzimos.

Para quem está desprevenido e não tem um potinho no momento, o mercado oferece saquinhos feitos de papel reciclado. Mas o mais legal é evitar até mesmo esses saquinhos e consequentemente, o descarte de mais lixo.

Além de grãos, o local também vende ervas para chás, massas, pães e café. Há também descontos para clientes que chegam de bicicleta.

A ideia porém, não é exclusiva. Na Espanha, por exemplo, o Tiendas a Granel, também é uma ótima opção. Ele foi criado em 2015 pelo casal Patricia e Fernando, quando começaram a diminuir o uso de plástico. O site funciona como um mapa online com diversas opções de lojas a granel de diversos segmentos no país, como alimentação e higiene.

No Brasil, cidades como São Paulo, Porto Alegre e outros municípios menores já têm opções de compras a granel também. Você pode levar os seu próprios recipientes e evitar o desperdício, ao comprar apenas a quantidade que sabe que é suficiente para o seu consumo em um determinado período.

Além disso, compras a granel podem custar cinco vezes menos. Segundo dado do Ministério do Meio Ambiente, um terço do lixo doméstico é composto por embalagens e cerca de 80% delas são descartadas após usadas apenas uma vez.

E ai o que anda fazendo pra tornar o mundo mas sustentável?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: