A era da consciência: TRUE TELLING

Sabor artificial de morango, fotos meramente ilustrativas, contém aromatizante e contém corante…. Você ainda acredita nisso? Foi-se o tempo em que se podia conquistar um cliente com discursos sem conteúdo. Agora estamos na era da consciência, onde o desafio é falar a verdade, fácil né?

Essa era da verdade veio a tona junto com o boom da internet, consumidores expostos à informações por todos os cantos, buscando mais conhecimento para escolher melhor o que é bom para eles e para o planeta! Nesse mundo digital ficou mais difícil mentir, agora conseguimos saber o que as marcas estão fazendo dentro e fora dos canais de comunicação.

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Antigamente era muito mais fácil aceitar as primeiras informações recebidas, pelo fato de não haver onde se aprofundar, quem lembra? Agora procuramos histórias reais, coerentes com as atitudes e alinhadas com o posicionamento da marca que nos faça criar uma conexão na hora da escolha por um produto ou serviço, já tava na hora… ufa! 

A receita é atingir harmonia entre desejos e ações dentro de casa, primeiro ser e depois comunicar. Se conseguirmos o reconhecimento interno, teremos maiores chances de tocar no coração do consumidor e também no seu bolso.

Transparência, propósito, truetelling, autenticidade e relevância são premissas primordiais para a sobrevivência das marcas nessa era consciente.

E tem muita gente nesse mercado food(a) dando exemplo!

Transparência

Com o ambiente digital em voga ficou mais difícil não ser transparente, a cada movimento errado de uma marca um compartilhamento, um post, uma crítica. Hoje a voz é sim um poder de todos. Falando em transparência, o Curto Café que fica no Centro do Rio de Janeiro, não tem preço, o cliente paga o valor que ele pode e percebe na experiência. O café expõe todos os dias seus custos e o quanto falta para não ficarem no prejuízo ao final do mês! 

True Telling

Nessa era da consciência os consumidores são empedrados, lutam por causas e não tem tempo para blá blá blá. Eles querem historias reais, que mostrem suas escolhas inteligentes e seus princípios. Nada de falar e não fazer! O T.T. Burger mostra constantemente sua verdade ao longo de sua história. O video ilustra a vontade em seguir sua essência, alimentar as pessoas, maTTar a fome de todos, mesmo que seja quebrando regras!

Propósito

O que toda marca deveria ter, o “porquê” de existir, um guia para todos da empresa seguirem e acreditarem! É ai que o consumidor compreende o porque de investir no produto. O consumidor hoje tem consciência que cada ato de compra é um ato de apoio a uma ideia, a uma atitude, a uma verdade. O propósito do Brownie do Luiz é alimentar felicidade através do empreendedorismo consciente e nada mais justo do que reciclar sua prórpia embalagem. Para isso acontecer o Luiz e sua galera convocou seus consumidores para embarcar no seu sonho, realizar a Recicleta, transformando embalagens em felicidade.

Autenticidade e relevância

A autenticidade é a natureza daquilo que é real e genuíno, puro. Já a relevância é aquilo que é fundamental, o que gera a importância da escolha. A Pizza do Amor tem todas essas características, não é uma pizza qualquer, a massa é integral e sem glúten com o objetivo de fazer bem para o corpo e no preparo recebe reiki para  fazer bem para alma. A marca revela em todos os pontos de contato sua energia e verdade, como por exemplo nos nomes, o formato da pizza e o preparo.

Estamos na era da consiência total, consumidores estão muito mais antenados sobre a falta de autenticidade de algumas marcas. Não crie mais as suas histórias, conte histórias de pessoas reais, use o alcance e a força da sua marca para transmitir a verdade.

Curtiu? que tal começar a contar a sua história… real!

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