Empresas de alimentos que adotam a arte do storytelling

Para se conectar a uma nova geração de consumidores as marcas tendem à se tornar mais autênticas.

As marcas estão fugindo cada vez mais do marketing tradicional para acompanhar as expectativas dos milênios, o maior e mais influente segmento da população dos Norte Americana. A autenticidade descreve perfeitamente essa nova abordagem de narrativa que é tanto sobre a construção de relacionamentos quanto sobre a venda de qualquer coisa.

“Mais do que quase qualquer outra coisa, milenarizantes anseiam informações”, diz Michael Parrish Dudell, um autor de best-seller e especialista em marketing milenar.

Uma geração que foi criada em acesso irrestrito a idéias, informações, conhecimento, dados, e TUDO mais. E ao mesmo tempo, os milênios querem mais das marcas que eles apoiam e, são consumidores mais experientes. Criou uma oportunidade perfeita para empresas de todas as formas e tamanhos ter conversas mais autenticas com seu público.

Então para ficar bem claro que os tempos são outros, se liga nos exemplos em vídeo, de como algumas marcas de alimentos estão trabalhando uma mensagem inteligente.

Domino’s: “The Pizza Turnaround”

Em 2009, nos EUA, a Domino’s Pizza teve um problema: a empresa conhecia mais a qualidade da entrega do que a qualidade dos alimentos. O novo presidente e CEO Patrick Doyle, reconhecendo a necessidade de mudanças sérias, decidiu destacar as queixas mais flagrantes dos consumidores – transformando as falhas da empresa em uma ferramenta motivacional. Para promover o compromisso da empresa com a qualidade, a Domino também lançou um documentário de quatro minutos chamado “The Pizza Turnaround”, que detalhou a reinicialização da empresa. O resultado final não só resultou em uma experiência mais saborosa para os consumidores, mas também um ressurgimento nos negócios da empresa. Quando o documentário foi lançado, o estoque da Domino subiu mais de 400%.

Chipotle “The Scarecrow”

Não poderia ficar de fora, o anúncio que se tornou um dos exemplos mais conhecidos quando o assunto é storytelling de marca. O Chipotle começou a ganhar os corações dos consumidores novamente com sua campanha “Espantalho”. A lindo animação, apresenta um espantalho cada vez mais triste pelas realidades da fazenda da fábrica onde ele trabalha. No final, ele decidiu abrir seu próprio restaurante com ingredientes frescos e totalmente naturais, um aceno para o lema de “comida com integridade” de Chipotle.

Desde então, o video é campeão de visualizações no YouTube e ganhando vários prêmios.

Honest Tea: “Origins” series

Lançado em 2012, a Websérie “Origins” da Honest Tea fornece aos consumidores um olhar detalhado sobre os produtores internacionais de seus ingredientes orgânicos e de comércio justo. A partir do açúcar de cana cultivado no Paraguai para os jardins de chá preto da Índia, cada curta tem a intenção de reafirmar a marca “Honest” da marca e expor os clientes às pessoas que estão por trás de cada garrafa.

“Nós nos esforçamos para conectar as pessoas mais de perto ao mundo natural e às comunidades que produzem nossos ingredientes”, disse o co-fundador Seth Goldman.

 

Com essa abordagem a empresa vendeu sua bilionésima garrafa e 2014 passou dos $ 130 milhões em vendas.

Linda McCartney Foods: “Heart of the Country”

Em seu primeiro comercial para TV, depois de mais de 15 anos, a marca vegetariana Linda McCartney Foods voltou-se para a animação para contar uma história sobre os valores da marca. O minuto de um minuto, que inclui uma música de Paul McCartney e a narração do cantor Elvis Costello, toca a defesa dos animais, o ambientalismo e o compromisso da empresa com ingredientes naturais.

E ai o que sua marca tem feito pra se tornar mais “honesta” ?

Referencia MNN

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