FOO(D)TURO

Comida por todos os lados! A cada esquina um restaurante, um food truck ou uma feirinha, mas o que você faz para se diferenciar dos seus concorrentes? Tem muita gente por ai apostando no futuro para oferecer uma experiência única aos seus consumidores!

Já reparou que a todo momento aparece um novo point gastronômico? A competição está cada vez mais acirrada, restaurantes por toda parte, supermercados oferecendo refeições e até mesmo espaços especiais para tal, açougue vendendo a carne pronta com acompanhamentos e farmácia com gondolas de snacks. O gasto da população com comida aumentou e com isso as opções de onde gastar também, ou seja, o consumo foi fragmentado. A tecnologia facilitou o surgimento de mais concorrentes diretos e indiretos, como restaurantes virtuais, que trabalham apenas com delivery ou  Netflix, pois faz com que as pessoas deixem de sair para comer e ficarem em casa.

A verdade é que o mercado está em constante mudança e que a luta por um espaço na tomada de decisão do cliente esta cada vez maior. É por essas e outras que tem muita gente por ai de olho no amanhã para se destacar e estar presente na rotina do consumidor!

Como você já viu aqui já tem pop up viajando o mundo para mostrar que é possível sim ter um restaurante que faz pratos com auxilio de uma impressora 3D. Agora imagina ter o próprio restaurante dentro da sua cozinha, sem precisar fazer nada para isso? Esse é o caso do Moley, robô que armazena receita e faz os mesmos movimentos que um Chef na cozinha de casa!

O futuro da matéria prima também tem um toque de tecnologia, os farmbots, que nada mais são do que robôs para agricultura, serão cada vez mais comuns e baratos.  As inovações ajudarão na redução dos custos dos fazendeiros, apontando erros na produção, dando respostas e agilizando processos. Além disso a tecnologia pode encurtar distancias e possibilitar o plantio de diferentes hortaliças dentro de casa!

O amanhã promete hábitos alimentares bem diferentes, sim, vai ser bem mais difícil sair da dieta! O Google Glass, óculos da Google, com tela e câmera acopladas na lente, tem uma capacidade incrível de armazenar e reconhecer dados além de ter inteligência artificial. Esse óculos ainda em fase de testes e legalização de patentes, tem capacidade de contar calorias, verificar com apenas um olhar quais ingredientes realmente tem na comida e quais benefícios eles podem trazer para saúde. Se a comida que estiver na sua frente não for adequada para o momento, ele vai tentar te convencer a não comer! #nopainnogain

 

Outro motivo para essa mudança de hábitos que caminha para um consumo mais saudável e consciente são as moedas cibernéticas. Essas moedas vão possibilitar um sistema alimentar mais transparente, rastreável e verificável, sem intermédio de bancos e terceiros, deixando todas as transições registradas e as claras. Dessa forma as bitcoins podem resolver problemas de divergência de informações nas várias etapas da cadeia e, apoiar os produtores locais, criar suas próprias moedas e permitindo a geração de poupança para grupos mais segmentados, como produtos orgânicos, alimentos sem glúten e outros que exigem rastreabilidade.

REFERÊNCIAS: FOODLOSOFIA

IMAGENS: PINTREST; GOOGLE

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: