Por onde anda seu público na internet?

Para quem tem fome de mídias sociais, a primeira coisa que você precisa saber quando o assunto é estratégia.

O funil de conversão é a receita perfeita para fazer desconhecidos se tornarem promotores de venda.

Todo cliente passa por etapas para atingir aquela satisfação ao comprar um produto, em uma mesa de restaurante ou até mesmo em um balcão de bar. A primeira delas, a descoberta, acontece com uma pulguinha atrás da orelha do consumidor. Sabe aquele problema que o afeta?! Normalmente esse problema é pessoal pode ir de fome, saúde até querer algo novo. O próximo passo é a consideração, onde se avalia as alternativas que o mercado tem para oferecer. Nessa jornada a decisão vem em seguida, aqui o consumidor já analisou o produto ou serviço pelo que te chama mais atenção, como preço, qualidade e prazo, por exemplo. E você pensa que acabou por aqui? A última etapa dessa experiência de conversão é a satisfação na qual o cliente usufrui sua a compra e passa adiante sua opinião.

Mas como alinhar a estratégia de marketing digital a essa jornada do usuário?

Para traçar uma estratégia digital é preciso pensar sobre conteúdos, canais e ações em cada uma dessas etapas. Colocamos tudo isso num funil com um toque de tempero para você colocar a mão na massa, quer dizer, no computador!

Funil de Conversão

 

Descoberta | Alcance

O foco nessa fase da descoberta é a visibilidade para que assim você tenha mais chance de atingir o maior número de pessoas possível no momento da conversão. É nessa hora que fazemos a marca ser interessante, é quando o consumidor toma consciência da existência da marca e que ela realmente pode trazer a solução para o seu problema. Nesse momento vale a pena investir em estratégias que causem impacto para um visitante sem esperar muitas vendas.

 

Consideração

Depois que o consumidor sabe que aquele produto ou serviço existe é preciso entender como funciona, qualidade, preço e se atende ou supera as expectativas. Aqui o objetivo é transmitir confiança e a estratégia é focada no produto ou serviço. É o momento que ele aparece e quanto mais interativo e detalhado melhor! Nessa etapa os visitantes pensam e se relacionam com o que a marca oferece, se tornando leads.

Decisão | Conversão

É no final do funil que vemos se as fases anteriores realmente funcionaram, o cliente já tem consciência do produto ou serviço e vive a experiência. O objetivo desse passo é vender! E o lead se tornou cliente!

 

Satisfação | Buzz

E você acha que acabou por aí? A última etapa esta atrelada a satisfação do cliente, aquele sentimento de prazer ou desapontamento em relação do resultado da experiência vivida com a marca. Aqui seu cliente pode se transformar um promotor de vendas, gerando buzz, seja por boca a boca ou mídias sociais.

 

REFERÊNCIA: AD NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: