Les Pantagruels: Intercâmbio Gastronômico

Ir pra Buzios é bom, mas a 7ª edição do encontro Les Pantagruels vai fazer seu passeio ser ainda mais Food(A)!

Para homenagear a cultura gastronômica do Brasil, grandes chefs franceses e brasileiros estão entre os convidados da sétima edição do Les Pantagruels, que é realizado pelo restaurante Chez Françoise desde 2010. O objetivo é homenagear a riqueza da nossa gastronomia.  E é por isso, que para nos representar, foram convidados 4 chefs com o melhor da culinária e dos insumos que cada região do Brasil oferece. Mantendo, é claro, o espírito de intercâmbio do evento, que se intensifica com a apresentação destes ingredientes únicos para os chefs estrangeiros, um motivo a mais para conhecerem mais a fundo a matéria prima brasileira.

“O Les Pantagruels surgiu, e é baseado, na amizade e na vontade de compartilhar o savoir-faire, o conhecimento de cada cultura. Aqui, os chefs podem aprender e trocar ideias, apresentar novidades, testar e experimentar, uns com os outros, antes de chegarem no resultado que será apresentado no jantar final. Isso tudo para continuarem fazendo o que mais gostam: encantar os paladares!”

Explica Nicolas Lindemann, diretor de marketing do hotel Le Relais La Borie, onde se localiza o restaurante Chez Françoise.

Para despertar os sentidos e a criatividade dos nossos chefs, ingredientes minuciosamente selecionados integrarão a lista de matérias-primas, entre os mais exóticos estão: as sementes de cumaru, o maxixe, o jatobá do cerrado e a pimenta de baniwa, entre muitos outros específicos de cada região do Brasil.

“A pimenta de baniwa, por exemplo, é o pó obtido a partir da desidratação de uma mistura de pimentas da Amazônia. É um tempero que é elaborado pelas mulheres de comunidades indígenas ao norte do estado do Amazonas. Dizem que é bem ardida, mas que atua de forma lenta, proporcionando um sabor gradativo delicioso. São produtos assim que queremos trazer para os chefs poderem pensar em cima”, conta Nicolas.

A PROGRAMAÇÃO

Os dias 24 e 25 de outubro, os 2 primeiros dias do evento, serão dedicados a uma profunda análise dos ingredientes disponibilizados aos chefs. Um primeiro contato e troca de técnicas, enriquecendo o conhecimento sobre as culturas e métodos utilizados na cozinha. Cada dia contará com um jantar para convidados, no qual os chefs poderão iniciar o entrosamento que se intensificará nos dias seguintes.

No dia 26 de outubro, acontece a abertura oficial do encontro. Os chefs apresentarão pratos que representam sua região de origem ou atuação, possibilitando aos convidados uma verdadeira viagem gastronômica por terras tupiniquins e francesas.

Já no dia 27 de outubro, além do tradicional jantar pantagruélico realizado no Chez Françoise, os chefs visitarão as cozinhas de restaurantes parceiros, nos pontos turísticos mais marcantes de Búzios, que receberão um menu degustação de 3 passos, fruto dos primeiros dias do intercâmbio de sabores entre os chefs dos dois países. O Circuito Pantagruels, como foi denominado, levará ao público, e ao coração da cidade de Búzios, essa integração entre as duas culturas gastronômicas. Entre os restaurantes participantes, estão: Cigalon Restaurant (Rua das Pedras), Taverne 67 (Rua Turíbio), Donna Jô (Porto da Barra) e Bar do Zé (Orla Bardot).

O sábado, 28 de outubro, será o grand finale! Um jantar celebrando a alta gastronomia de Brasil e França, com o melhor do que foi pensado e criado durante o intercâmbio. Um menu de 5 passos, onde os chefs terão a oportunidade de colocar em prática sua criatividade para surpreender os presentes com um menu inédito.

INFORMAÇÕES SOBRE RESERVAS:

 Consulta sobre pacotes Les Pantagruels:

De 2 a 5 noites, contato:

Hotel Le Relais La Borie

Rua Gerbert Perissé, 554

Praia de Geribá, Búzios

Reservas: tel. (22) 2620-8504 | E-mail: laborie@laboriebuzios.com

www.laborie.com.br

 

Ufa, quanta informação, né? Então troca sua Doma por uma roupa de banho e confirme sua presença nesse evento Food(A)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: