Comida Invisível

Tem muita comida que você não vê, são alimentos bons para o consumo sendo jogados no lixo todos os dias

Você sabia que o Brasil joga por ano 15 milhões de toneladas de alimentos no lixo? Nós somos considerados um dos dez países que mais desperdiçam alimentos, praticamente, 30% de toda a produção é inutilizada.

Diante dessa situação, o projeto Comida Invisível busca soluções. A ação social pretende recuperar e reciclar a comida que você não vê, aquele alimento próprio para consumo que é jogado no lixo todos os dias.

Projeto criado por Daniela Leite, Flávia Vendramin e Sergio Ignacio, o Comida Invisível trabalha em duas frentes principais: a primeira é a idealização de um projeto de lei que vai obrigar as empresas a doarem os alimentos que podem ter perdido valor comercial, mas que ainda são próprios para consumo. A outra ideia do trio de idealizadores é um food truck totalmente sustentável, com receitas que aproveitam o máximo dos alimentos.

Para realizar sua primeira ação, contou com o apoio da Brasil America no empréstimo do Food Truck. Só na primeira ação, mais de 500kg de alimentos que antes estavam destinados a ir para o lixo, por conta do projeto, foram vendidos produtos baseados quase que exclusivamente com estes ingredientes, além do excedente ter sido distribuído em comunidades carentes da cidade de São Paulo.

Combater o desperdício de alimentos produzidos, garantindo-lhes a correta destinação dos alimentos ainda próprios para consumo que perderam o valor comercial, existentes em entrepostos (CEAGESP, CEASAS), supermercados, feiras livres, indústrias alimentícias .

Dentre os principais pontos, destaca-se a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

Para saber mais clique

Referencia : huffpost Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: