Aroma que marca pra sempre

Já parou para pensar que cheiro pode ter gosto? Quem nunca acordou por causa daquele forte aroma de café ou bateu na porta do vizinho porque sentiu aquele cheirinho de churrasco? água na boca né?

Pesquisas comprovam que o olfato é o único dos cinco sentidos a estar diretamente relacionado com aquele sentimento de dar água na boca, sabia? A explicação neurológica para isso é que o cheiro  ativa o senso “hedônico”,  aquela sensação de prazer, que no caso da comida, resulta na salivação… já deu fome! 

Que o aroma desperta o desejo, ninguém mais tem dúvida. Mas como esse ‘sentido’ pode fazer parte da sua estratégia? Aqui vão alguns toques para você aguçar seu faro de ideias.

1- Faixa Etária

Cheiro tem faixa etária sim! Crianças preferem cheiros doces como baunilha e leite. Já adultos são tendenciosos a gostar mais dos aromas de flores e folhas e os idosos são mais íntimos do perfume de nozes queimadas ou até mesmo açúcar mascavo.

2- Horários

Ao acordar ou depois do almoço, impossível sentir cheirinho de bolo e não comer um pedaço nesses horários específicos, não é verdade?! A marca de donuts e cafés Dunkin’Donuts se aproveitou disso, em Seul, na Coreia, e pelas manhas borrifou perfume de café nos ônibus da cidade para aumentar a venda de seus produtos!

3- Memórias

O olfato é o sentido que tem a mais estreita relação com ativação da memória afetiva e emocional, pois se relaciona diretamente com o hipocampo (centro da formação da memória e mapas mentais) e com o sistema límbico; local onde ocorre o processamento das emoções. Quem não se derrete ao sentir o cheiro de uma boa feijoada e lembrar daquele domingo com gostinho de família?

 

 

Salivou? Algumas empresas de marketing olfativo que podem te ajudar a marcar seu cheiro por ai, são: Básico Aroma, Jing, Spazio ID e Avatin.

FONTES: FOODLOSOFIA; BAKERY AND SNACKS; DOCE LIMÃO

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