Gestalt!? Psicologia do consumidor é food(a)

Hoje  a criatividade vem acompanhada de outra coisa além da comida… Já ouviu falar em gestalt? O assunto de hoje é como está sendo usada na publicidade pelas marcas foods!

Pra começar vamos desmistificar essa palavra curta, não tão falada quanto usada! Gestalt é uma palavra alemã que significa “forma” ou “figura”. Foi a primeira teoria introduzida na filosofia e psicologia contemporânea, o conceito estuda a percepção visual. Diz basicamente que nós não vemos partes isoladas, mas sim relações. Nosso cérebro tende a perceber os objetos como um todo antes de perceber suas partes individuais.

Ta confuso? se liga no exemplo de uma das marcas mais famosas do mundo!

Aposto que mesmo sem nome nenhum, vocês já sabem de quem estamos falando! E pensa em uma marca que usa e abusa dessa técnica! Experimente ir até o google e pesquisar Coca-Cola Gestalt!

Esta doutrina traz em si a concepção de que não se pode conhecer o todo através das partes, e sim as partes por meio do conjunto. Só assim o cérebro percebe, interpreta e incorpora uma imagem ou uma idéia.

Não entendeu ainda? se liga na seleção de propagandas foods usando técnicas do gestalt:

E ai me conta o que seu olho pode ver?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: