Salada inspirada em tela de Kandisnky afeta percepção de sabor

Em uma pesquisa, salada inspirada em tela de Kandisnky ganhou a preferência entre três outros pratos compostos com os mesmos ingredientes, apenas apresentados de maneiras diferentes.

Provando a teoria que a gente come com os olhos antes de levar o alimento à boca, um grupo de pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, criou uma pesquisa, a fim de analisar qual o impacto que um prato de salada disposto como uma pintura abstrata teria.

Com 60 pessoas divididas em 3 grupos. Para o primeiro grupo, foi oferecido uma salada disposta como uma pintura de Kandinsky. O segundo grupo recebeu uma salada de brócolis, fatias de cogumelo Portobello e ervilhas enfileiradas. Para o terceiro e último grupo, foi ofertada um montinho de salada centralizado no meio do prato. Todos os três pratos foram compostos com os mesmo ingredientes.

 

E entre as três saladas, a que obteve melhor resultado, foi a inspirada na arte de Kandinsky. A pesquisa foi de suma importância para os donos de restaurantes porque, além de descobrirem a melhor aceitação do público quanto à disposição dos ingredientes no prato,  descobriram que por um prato bem bonito as pessoas estavam dispostas à pagar até o dobro do valor.

O experimento mostra que os clientes, intuitivamente, atribuem um valor artístico para a comida, considerando, assim, mais complexo e, consequentemente, apreciam mais quando apresentada desta forma.

Em resumo, a pesquisa diz que “implicitamente, a disposição dos alimentos no prato sugeriu uma conotação de maior valor pela apresentação visual. Valor, este, que pode ter ajudado a entregar uma experiência comestível mais prazerosa”.

E aí você já parou pra pensar nisso ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: