O poder dos micro-influenciadores

Com originalidade os micro-influenciadores irão dominar a comunicação, eles tem custo mais baixo, e uma senhora relevância por mostrarem uma vida real.

Micro-influenciador:

O micro-influenciador é um  usuário conhecido nas mídias sociais que não chega a ser exatamente uma celebridade, um especialista ou uma figura pública. É um usuário que trabalha ou se especializa em uma determinada vertente e compartilha conteúdo sobre seus interesses.

Ao contrário dos “influenciadores” tradicionais, o micro-influenciador tem um número menor de seguidores, mas possui um público super engajado. Assim, um micro-influenciador recebe uma ótima média de engajamento em relação ao número de seguidores que possui.

A importância de um micro-influenciador:

Por que alguém pagaria uma pessoa que tem menos seguidores do que muitos influenciadores para promover uma marca? Segundo pesquisas, enquanto o número de seguidores dos influenciadores cresce, o engajamento que eles recebem nas postagens diminui.

Dá só uma olhada em alguns dados:

Usuários de Instagram com menos de 1.000 seguidores geram likes durante 8% do tempo;

Usuários com 1.000 a 10.000 seguidores conseguem likes em uma média de 4% do tempo;

Usuários com 10.000 a 100.000 seguidores alcançaram uma taxa de likes de 2,4%;

Usuários com 1 a 10 milhões de seguidores conseguem likes apenas 1,7% do tempo.

É recomendável que marcas procurem um micro-influenciador com número de seguidores entre 1.000 e 10.000. Com micro-influenciadores, as marcas podem atingir taxas de engajamento maiores entre uma audiência grande o suficiente.

Eles têm bases de seguidores mais direcionadas do que influenciadores com maior número de seguidores (centenas de milhares e milhões).

Se uma marca de um restaurante firma uma parceria com uma celebridade que possui milhões de seguidores no Instagram, uma grande parcela deles pode não estar interessada em comer o especificamente o seu prato. Porém, se a marca se associa a, por exemplo, 50 micro-influenciadores foodies ou lifestyle da marca com 1.000 seguidores cada, seria capaz de se conectar a um público menor, mas muito mais segmentado e engajado.

Micro-influenciadores são mais acessíveis:

Micro-influenciadores geralmente são mais acessíveis do que celebridades ou perfis com milhões de seguidores. Algumas celebridades chegam a cobrar mais de R$20.000,00 para um único post no Instagram, sim… já sei, pensou em se tornar uma né? No entanto, cerca de 90% dos micro-influenciadores no Instagram cobram menos de R$1.000,00 para fechar um pacote de postagens ou muitas vezes a experiência de degustar o seu prato e o seu ambiente, o que conhecemos como “permuta”.

Marcas costumam trabalhar com mais de um micro-influenciador para otimizar o alcance de suas campanhas e mesmo assim acabam pagando menos do que firmando parceria com apenas uma celebridade/influenciador.

Para micro-influenciadores com quantidade menor de seguidores, marcas podem até mesmo fazer pagamentos com produtos gratuitos. A marca, Chipotle (@chipotlemexicangrill), por exemplo, firma parcerias fornecendo degustações em seus lançamentos para alguns micro-influenciadores.

Originalidade:

Micro-influenciadores são pessoas reais e mais próximas do mundo das pessoas que levam a vida de uma maneira mais “tradicional”, por assim dizer. Usuários do Instagram com alguns milhares de seguidores provavelmente postam seu próprio conteúdo, respondem aos comentários e se comportam mais autenticamente do que uma marca ou uma celebridade que possui um gerente de mídia social, por exemplo.

Se um micro-influenciador publicar um post no Instagram, seus seguidores poderão estar mais inclinados a clicar para saber mais sobre a marca que estão divulgando. Real Life, meu caro!

Vale lembrar que, de acordo com os algoritmos do Instagram, posts de perfis que o usuário segue e com os quais interage aparecem primeiro no feed. Além disso, os conteúdos de qualidade autêntica são priorizados.

 O uso estratégico de micro-influenciadores está ganhando destaque e força principalmente no Instagram. A plataforma, por ser tão visual, otimiza esse tipo de marketing. Basta postar uma foto de produto ou experiência de marca e o trabalho do micro-influenciador está feito. Isso não quer dizer que o marketing de micro-influenciador não possa ser feito em outras plataformas de mídia social, mas o modo como o Instagram funciona ajuda os usuários a encontrar e interagir com o conteúdo de micro-influenciador mais facilmente.

Se sua marca está presente no Instagram e você está realmente empenhado em aumentar seguidores que fazem parte do seu público e aumentar o engajamento da sua marca, considere começar um trabalho de relacionamento de marketing com micro-influenciadores.

E aí, quem são seus micro-influenciadores?

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