Refettorio Gastromotiva: o legado olímpico.

Gastromotiva e Food For Soul dão vida ao Refettorio Gastromotiva durante os Jogos Olímpicos – Rio 2016.

O Rio ganhou ontem (9) um novo legado, um lugar criado com a iniciativa da ONG Gastromotiva fundada por David Hertz, que tem 10 anos de trabalho no Brasil, David se uniu ao Projeto Food For Soul do Chef Massino Bortura, que é conhecido mundialmente pelo título de melhor Chef de cozinha do mundo. Essa parceria rendeu ao Rio o RefettoRio que tem como conceito combater o desperdício, compartilhar refeições e conhecimento.

Tudo começou quando David Hertz foi convidado para cozinhar com ingredientes da Expo Milano que iriam para o lixo, no Refettorio Ambrosiano, criado por Massimo Bottura, onde mais de 65 chefs internacionais cozinharam com ingredientes vindos da Expo Milão em 2015. Co-organizada pela jornalista de gastronomia Alexandra Forbes, chega ao Rio com nome de Refettorio Gastromotiva, os ingredientes virão do excedente da pré-preparação do catering Behind antes de irem para a Vila dos Atletas, Media Center ou para a força de trabalho dos Jogos Rio 2016. Todos os dias, chefs convidados de todo o mundo e jovens talentos da Gastromotiva vão criar menus deliciosos e nutritivos diariamente a partir de ingredientes excedentes, não-manipulados, bons para consumo doados ao Refettorio Gastromotiva.

refeitorio1

Depois do final dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o Refettorio Gastromotiva seguirá recebendo doações de outros parceiros para continuar com a missão de oferecer refeições gratuitas para a população em situação de vulnerabilidade social. O Refettorio Gastromotiva vai funcionar na rua da Lapa 108, na região central do Rio de Janeiro.

reffetorio

O projeto foi assinado por Gustavo Cedroni da METRO Arquiteto e a curadoria artística foi de ninguém mais ninguém menos que o grande Vik Muniz.

Fonte @vida_carioca
Fonte @vida_carioca

 

Fonte @c_troisgros
Fonte @c_troisgros

Que tal checar os chefs confirmados? então vamos lá:

Alain Ducasse, Alberto Landgraf, Alex Atala, Andoni Luis Aduriz, Andrea Berton, Antonio Park, Barbara Verzola y Pablo Pavon, Bel Coelho, Bianca Barbosa, Carlos Garcia, Claude Troisgros, Elena Reygadas, Felipe Bronze, Janaína Rueda, Joan Roca, John Winter Russell, Jorge Vallejo, Joshna Maharaj, Kamilla Seidler, Katia Barbosa, Leonardo Paixão, Leonor Espinoza, Manu Buffara, Mauro Colagreco, Mitsuharu Tsumura, Moreno Cedroni, Quique Dacosta, Rafa Costa e Silva, Renzo Garibaldi, Roberta Sudbrack, Rodolfo Guzman, Ronaldo Canha, Talal Al Tinawi, Thiago Flores, Thomas Troisgros, Tomas Bermudez, Virgilio Martinez, World Central Kitchen

Se adorou o RefettoRio Gastromotiva e quer saber mais:
RefettorioGastromotiva
www.facebook.com/refettoriogastromotiva
instagram: @refettoriogastromotiva
twitter: @refettoriobr

E para saber mais sobre os projetos que se uniram pra ele sair do papel:
Gastromotiva
Foodforsoul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: