Desafio Menos 1 Lixo quer eliminar copos descartáveis

Menos 1 Lixo é a prática de consumo consciente da vez. Quando pensou em sugerir a troca de copos descartáveis por um copo de alumínio retrátil, leve e fácil de transportar, a empresária carioca Fernanda Cortez não imaginou o alcance dessa sua iniciativa sustentável.

Tudo começou quando Fernanda resolveu que precisava contribuir de alguma forma para a redução da geração de resíduos. Durante todo o ano de 2015, ela adotou no seu dia a dia super agitado e urbano o hábito de levar, sempre na bolsa, o seu próprio copo para todos os lugares. O resultado disso foi realmente surpreendente! Foram contabilizados nada menos que 1.618 copos descartáveis que deixaram de ser utilizados por ela em um ano! Isso também equivale a 800 litros de água que seriam utilizados na produção dos descartáveis, uma verdadeira economia, tanto no sentido financeiro, quanto no volume de lixo descartado.

Fernanda percebeu que poderia dividir essa ideia com seus amigos mais próximos e incentivar o consumo consciente por meio do desafio que batizou de Menos 1 Lixo. Foi aí que a coisa ganhou destaque. Todo mundo começou a curtir a ideia, que virou febre nas redes sociais.

azul

E agora copinho retrátil ganhou uma versão 100% nacional, que é bem mais moderna e funcional do que a importada e foi desenvolvida por uma agência especializada em sustentabilidade, a Bolei. O copo comporta 400ml quando está aberto e mede menos de 4cm de altura quando está fechado. Ele cabe em qualquer lugar e ainda possui uma alça que possibilita carregá-lo em mochilas e bicicletas por exemplo. Ele é feito de silicone de grau alimentício, que possui menor aderência, tornando-o mais fácil de limpar. Pode ser levado ao microondas e freezer, não contém nenhum tipo de metal pesado ou componentes químicos que afetam o meio ambiente e a saúde humana. O copo começou a ser vendido no dia 5 de junho deste ano na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente e pode ser encontrado no próprio site do projeto, que tem ainda uma série de matérias e dicas práticas de consumo consciente e menos 1 lixo no mundo. Vai lá!

“Acredito muito no poder do indivíduo, vivemos num mundo feito de pessoas, pensado por pessoas e resultado da ação delas. Tenho visto muita gente reclamar do sistema, do governo, das empresas, e justamente o fato de não ser o governo, a empresa e as indústrias, faz com que tenhamos uma liberdade de agir enorme, e também uma responsabilidade de criar o mundo onde queremos viver. O Copo do Menos 1 Lixo é um desses objetos que quanto mais você usa, mais você quer usar, porque você vê ali na hora, na prática o bem que está fazendo pro planeta como um todo, e consequentemente pra nós mesmos. Digo que ele é o primeiro passo na direção de uma vida mais sustentável e mais feliz. Poder recusar um copo descartável e sorrir é daquelas pequenas alegrias que muda o dia. E muda o mundo, um copinho por vez!” diz Fernanda Cortez

Para garantir o seu copo e participar desse projeto lindo. É só clicar aqui !

E você aceita este desafio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: