São Paulo ganha horta subterrânea

A primeira horta subterrânea de São Paulo fica em um prédio da rua Faria Lima e seus produtos serão gratuitos.

Toda a colheita será distribuída gratuitamente aos visitantes, usuários e chefs de restaurante do prédio. Mais lindo que isso é só que a ideia de hortas vem se espalhando por SP e ganhando mapas, apps, enfim, os nossos corações!

Quem vai fazer isso é um dos mais famosos endereços paulistanos, o Edifício Pátio Victor Malzoni, na Faria Lima. Alto, espelhado e imponente, ele vai abrigar a primeira horta “às escuras” do Brasil.

Com inauguração prevista para amanhã, próximo dia 3 de junho, a horta vai produzir temperos como hortelã, manjericão, alecrim e tomilho, além de alface. Para isso, ela será iluminada por lâmpadas de LED especiais para compensar o escuro do subsolo. Tipo uma estufa. Com cor azulada, essas lâmpadas produzem um efeito semelhante ao da luz natural, ajudando na fotossíntese sem emitir calor.

As plantas também serão irrigadas por um sistema automático que fica instalado em cada caixote e um funcionário borrifará manualmente os temperos, todos os dias. O projeto prevê que serão utilizado resíduos orgânicos gerados no próprio prédio, que são transformados em adubo por um sistema de compostagem.

Os vegetais colhidos ficarão armazenados em uma espécie de geladeira, o Plantário, prontinhos, à disposição!

A horta subterrânea faz parte do programa EcoMalzoni, que tem como intuito gerenciar adequadamente os resíduos produzidos no prédio comercial, evitando desperdícios e conscientizando as empresas e funcionários que trabalham no local sobre as questões do lixo.

Demais!

Fonte: Hypeness

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: